sábado, 19 de outubro de 2013

Dieter Rams

Dieter Rams é um designer industrial alemão, seu dilema de “quanto menos, melhor” influencia grandes nomes atualmente. Aposentou-se em 1998, virando lenda na história do design.

Nasceu em Wiesbaden, no ano de 1932. Na juventude, iniciou seus estudos na Wiesbaden School of Art em arquitetura, entretanto, por influência de seu avô carpinteiro, também caminhou nessa área.

Em 1955, Rams decidiu se aventurar como arquiteto em uma empresa totalmente desconhecida na época, a Braun - uma indústria de aparelhos elétricos. Durante 40 anos, trabalhou como designer nessa companhia e criou diversos objetos. Rádios, barbeadores, relógios, toca-discos são alguns exemplos do seu trabalho. O sucesso foi imediato, “Weniger, aber besser” ou também “Menos é mais” logo conquistou o mercado alemão pós-guerra.

Rams possui um sóbrio e elegante estilo fundido a funcionalidade do objeto, o designer pensava em produtos úteis e ergonômicos para serem utilizados facilmente pela população. Diversos de seus trabalhos também foram reconhecidos pelo Museu de Arte Moderna, nos Estados Unidos.

Diversos livros publicados por historiadores do design focam na evolução de Rams. “Dieter Rams: As Little Design as Possible” pela editora Phaidon e “Less and More: The Design Ethos of Dieter Rams” pela editora Gestalten, são algumas das publicações que analisam o impacto da obra de Rams na história do design industrial.

Rams idealizando o desenvolvimento sustentável criou os dez princípios do bom design, na década de 70, ao se questionar “Meu design é um bom design?”. Nos mandamentos, ele indica que um bom design precisa ser:

  1. Inovador
  2. Útil
  3. Estético 
  4. Discreto
  5. Simples
  6. Durável
  7. Honesto 
  8. Meticuloso
  9. Ambientalmente correto 
  10. Objetivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário