sábado, 12 de outubro de 2013

Projetos de Arte Eletrônica com Rejane Sptiz



A professora Rejane realizou a primeira de muitas palestras que havia no programa de aulas da nossa disciplina. Ao nos apresentar sua vida, Rejane comentou a cerca dos trabalhos de sua carreira. Alguns destes, no meu ponto de vista foram interessantes.

Porém, devo contar que seus trabalhos abrangem muito mais que minha perspectiva e gosto pessoal, a professora Rejane já realizou projetos em lugares inimagináveis - até a NASA já se tornou parceira dessa pessoa. 





O trabalho “Você tem fome de que?” realizado pela professora em parceria do LAE/NAE possui o objetivo claro de impactar as pessoas que interagem com ele. Neste projeto a pessoa teria dados de forma nua e crua sobre a fome e miséria no Brasil. Sendo uma instalação artística. Conforme o visitante circula pelo local, ele teria acesso a depoimentos de pessoas de diversos lugares e encaixadas em pequenos padrões sociais do país. As perguntas realizadas em cada depoimento giravam em torno da fome e do que a pessoa achava sobre isso. No final da instalação, cada pessoa poderia compartilhar suas reflexões e criar um prato virtual com alguma refeição, se tornando parte do projeto. Fiquei arrepiada com esse trabalho, não só pelos depoimentos contidos ali como a professora relatou, mas também pelo objetivo social, o qual – particularmente – deve ser sempre interligado ao designer. 

 "A instalação artística “Você tem fome de que?” focaliza as causas, desafios, consequências e possíveis soluções para o problema da fome e miséria no Brasil e no mundo[...]Esses sujeitos foram entrevistados durante sua “hora do almoço” – o que para muitos significava um lauto almoço em restaurante sofisticado, e para outros um rápido lanche num quiosque, ou mesmo a comida requentada das suas marmitas. Entrevistas semi-estruturadas foram feitas em concordância com uma abordagem metodológica qualitativa, na qual formulamos cinco questões básicas, mas permitimos a cada entrevistado falar livremente sobre os diferentes aspectos do problema. "
Perguntas básicas
  • você tem fome de que?
  • o que mais (além de comida) você precisa para ser feliz?
  • o que você sabe sobre a fome (fatos e números)?
  • o que você faz pra ajudar a eliminar ou reduzir a fome?
  • o que você acha que pode ser feito para eliminar ou reduzir a fome?


Detalhes em:


Rejane também nos apresentou seu trabalho no Ministério da Saúde, uma campanha contra o tabagismo. O projeto tinha o objetivo claro de chocar o usuário das consequências do fumo – com imagens para ilustrar o problema. Essa parceria entre a PUC e o Ministério da Saúde, coordenada pela Rejane, mostrou grande resultado, pois a campanha continua até hoje.



Algo interessante também em sua palestra foi uma instalação realizada em parceria com o LAE/NAE também, com o tema "Net-cidadãos, net-marginais e forasteiros" - apresentada em diversas conferências no exterior, inclusive na SIGGRAPH. O projeto consistia em quartos interativos cujo objetivo era descobrir o grau de acesso à internet de cada usuário. O visitante ao entrar na instalação, poderia escolher um calçado. Com ele, a pessoa observaria os vídeos e no final, ao registrar seus dados no computador da instalação, o visitante tinha o pé escaneado - por um tapete interativo - e ele via o calçado que ele usou retornando a pilha. 


Curiosidades sobre o Google Glass e o Video Mapping, mostram como a tecnologia está tão evoluída a ponto do individuo ter tudo, literalmente, num piscar de olhos. Em contraste aos trabalhos mais antigos da professora. Após essa palestra inicial, fiquei bem mais empolgada com os assuntos futuramente abordados durante o curso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário