sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Animação com Claudia Bolshaw e o grupo N.A.D.A

A palestra mais esperada da G1, com certeza, era a de animação com grupo N.A.D.A, ou Núcleo de Arte Digital e Animação. O grupo N.A.D.A foi criado pela professora Claudia Bolshaw a fim de promover a interação dos alunos interessados em projetos relacionados à animação e incentivar pesquisas para o desenvolvimento da área. Simpáticos, o N.A.D.A trouxe diversos de seus trabalhos. Nos apresentaram algumas animações deles, atualmente, exibidas no Planetário.




O Infinitum 1 é um curta sobre história de quatro adolescentes - Pedro, Joana, Raul e Mayara -que ao jogarem um tabuleiro de temática espacial são teletransportados para o universo do jogo. Outra versão de Infinitum, também exibida no Planetário, mostra as aventuras de um casal pré-histórico desbravando vários planetas desconhecidos. As duas animações possuíam um modo de exposição totalmente diferente do que eu imaginava, eles utilizaram uma tal tecnologia fulldome, em formato 3K, o dobro do Full HD (não sabia nem que existia coisa maior que o Full HD). Este técnica foi ideal para o projeto deles, pois as animações eram apresentadas em cúpulas, assim o desenho ficava em volta do visitante, fazendo um giro de 180º - sem perder a qualidade da imagem.


O "muso" inspirador do grupo N.A.D.A foi e é o artista Fernando Diniz. Com as influências de suas obras, o grupo produziu a animação Estrela de 8 Pontas. Produzida pela professora Claudia e dirigido pelo próprio Fernando em 1996, a animação ganhou diversos prêmios como o Kikito - de Melhor Curta Metragem-, o Coral de Havana - Melhor Curta Metragem Estrangeiro - e o Margarida de Prata.




Também comentaram sobre uma animação com uma tinta acrílica, a Animatinta. Foi feita durante uma oficina ministrada por uma canadense, a professora Martine Chartran. Eles pintaram cada cena no vidro - em uma estrutura improvisada com latão e lâmpada - e depois tiraram fotos para montar a animação.












Ao longo da palestra, também nos exibiram alguns projetos feito para o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Os criadores nos disseram que para a criação destas animações, foram utilizados programas como o Paint Tool Sai e o Animator Pro - diferente do que os animadores em geral costumam usar, o Toom Boom. O Paint Tool Sai e Animator Pro permitem ao designer mais funcionalidades e opções para a animação do que Toom Boom, que já usa modelos padronizados - frequentemente usado por estúdios de animação como a da Cartoon NetworkNickelodeon.

Amei o clima amigável entre todos da equipe, realmente inspira qualquer aluno a se tornar um "nadense". Mesmo eu não possuindo talento com o desenho - na verdade com o design em si - a vontade de aprender as técnicas nessa área foram intensificadas, com certeza, pelo grupo N.A.D.A.



Nenhum comentário:

Postar um comentário