terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ativismo Social em Midias Digitais com Clorisval Jr.

Clorisval Jr. palestrou sobre o uso das mídias digitais em projetos ativistas. Ele explicou que o designer, hoje, possui um grande papel na sociedade e mesmo que ninguém acredite, a prova disso está ao seu redor. Hoje, tudo é design, sua cadeira, seu copo, seu óculos, suas roupas... Tudo. E essa enorme influência, principalmente em relação as mídias digitais, é fundamental para objetivos de cunho social. Uma questão interessante, pois acredito que o designer deve, principalmente, idealizar projetos úteis e acessíveis para todos. 

As mídias possuem um grande potencial em propor ações coletivas e eficazes. Um recente exemplo disso é a organização de diversos protestos a partir das redes sociais que resultou em milhares de pessoas nas ruas lutando pelos seus direitos. Clorisval comentou a ocupação das marcas corporativas no meio social, e como isso é dominador, pois justamente através das mídias, elas influenciam e ditam regras do que é aceitável. Clorisval citou dois artistas famosos que criticam isso. O Philip Toledano, responsável por fazer fotos e campanhas mostrando o resultado das exageradas cirurgias plásticas para o padronização da beleza.


O outro citado por Clorisval é o famoso Banksy, que fez diversos grafites com uma técnica chamada estêncil, criticando graves problemas sociais, inclusive o monopólio comercial e cultural dos Estados Unidos.



Clorisval também comentou sobre o impacto do Google Glass e as novas formas de mídia, como a mídia ninja. A mídia ninja propõe um novo olhar sobre as notícias, em tempo real. Vários repórteres "ninjas" se deslocam até os acontecimentos, registram e disponibilizam ao vivo para que as pessoas possam acompanhar. Esse tipo de "jornal" recebeu grande destaque após as ondas de protestos que se iniciaram em todo o mundo.








Clorisval listou alguns sites legais que oferecem ações coletivas:


O Kickstarter é um site de financiamento coletivo a fim de apoiar projetos inovadores na área tecnológica. 

O Cartase possui o mesmo objetivo de financiamento coletivo, porém é mais abrangente em relação aos projetos, podendo ser até doações para pessoas com alguma necessidade.
O queremos! é um site que reúne fãs de vários artistas para arrecadar dinheiro e financiar a vinda de seus respectivos ídolos. O usuário compra um ingresso virtual que será repassado, conforme a demanda, para o produtor trazer o artista para sua casa de eventos. Se o valor mínimo para o financiamento não for atingido, o dinheiro é devolvido ao fã.

O MateriaBrasil é um site importante e inovador. Dedicado exclusivamente a produção consciente e sustentável de projetos, o MateriaBrasil auxilia todos com dicas e e informações a respeito de materiais, tecnologia e outros  trabalhos já realizados. 


O MeuRio tem uma proposta legal em reunir e incentivar os moradores do Rio de Janeiro a uma maior participação política na cidade. Sempre com notícias e projetos iniciados pelos organizadores, o MeuRio promove esses debates a favor de melhorias para a população.

Fixmedia é um site cujo objetivo permite leitores "consertarem" as notícias de várias mídias. Os usuários podem adicionar mais informações e detalhes em fatos que foram noticiados de forma superficial ou parcial.

Todos estes sites buscam de alguma forma reunir as pessoas, não como nas redes sociais mas com um objetivo claro: Mudar algo insatisfatório na sociedade. Clorisval atenta a este fato, pois houve uma grande perda do coletivo social com a dominação cultural do materialismo. 

Clorisval também citou alguns magníficos projetos cujo objetivo é resgatar o coletivo social:

O site O Sonho Brasileiro oferece uma pesquisa sobre os sonhos de cada participante, sendo possível ver o levantamento dos sonhos em comum e do que se esperar da sociedade brasileira nos próximos anos - eu já participei e achei curioso alguns resultados da pesquisa.

O que você deseja fazer antes de morrer? Esse tema virou projeto de uma moça chamada Candy Chang. Em um muro, qualquer pessoa poderia registrar seus desejos antes de morrer e ver o que os outros também compartilharam.

OBS.: tem um Meet Lady Gaga ali /fã 
                                              
Essa palestra mostra tantos trabalhos que buscam de alguma forma unir, através do design, as pessoas sem classificação de classe, tribo ou gênero, apenas com o objetivo de compartilhar ideias e fazer da sociedade em que vivemos um lugar melhor e mais positivo. Algo tão válido e que todos, não só da área do design, deveriam contribuir.







Nenhum comentário:

Postar um comentário