domingo, 13 de outubro de 2013

Linguagem Visual e Midias Digitais com Axel Sande

Axel abriu o dia de palestras com o tema "Linguagem Visual e Mídias Digitais". Após contar um pouco da sua vida acadêmica, Axel nos apresentou seus trabalhos em vídeo. Axel é diretor do Gabinete de Artes, estúdio onde produz seus trabalhos. Achei muito interessante, pois pretendo depois da minha formação abrir meu próprio negócio também. Axel também teve alguns de seus desenhos expostos no Anima Mundi, como a animação A Semente:



Outro projeto do Axel que achei adorável foi a animação do dia das crianças que ele fez para a televisão. Ele disse que a emissora Futura o contratou para fazer uma animação especial para o dia das crianças,  a emissora havia recolhido diversos desenhos feitos por crianças indígenas de uma aldeia como parte de um projeto. A partir desses desenhos, Axel montou uma animação muito legal.

As palavras que aparecem durante o vídeo estão traduzidas na língua dos Kaigang.


Axel explicou a relação dos desenhos com a Arte Naïf, ou Ingênua, que caracteriza uma obra produzida por alguém sem formação na área das arte, como o desenho das crianças indígenas. Axel comentou outros trabalhos, como uma capa que fez para a Banda Zero. 



Durante a palestra, Axel citou alguns artistas importantes na história da linguagem visual, como o René Magritt e Norman Rockwell - os mais divos na minha opinião - René era um pintor belga influenciado pelo surrealismo. Costumava combinar objetos comuns em um universo alternativo e fantasioso - o famoso realismo mágico. René também criava versões surrealistas de quadros famosos, como no quadro Madame Récamier de Jacques  Louis David - uma das mais engraçadas também.

Madame Récamier

Madame Récamier por René

Já o senhor Norman Rockwell foi um pintor e ilustrador estadunidense, suas pinturas são conhecidas pela riqueza de detalhes, é tão perfeito a forma que ele trabalha cada imagem que parece uma fotografia. Rockwell retratou cada trecho da história americana, desde as classes sociais como a corrida espacial. Também pintou retratos de diversos presidentes, entre eles o famoso John Kennedy.





Axel também comentou durante a palestra sobre o Rotoscópia, um processo que permite aos animadores redesenharem quadros de filmagens para animação. Parece bem difícil - e é, mas achei vários tutorais sobre esse assunto:



A linguagem visual na Mídia Digital se comporta como um convite do que o universo gráfico pode oferecer. Chama atenção pelas técnicas inovadoras na criação de um portfólio visual. Cada exemplo apresentado na palestra, são pontos numa linha infinita no que diz a respeito à mídia digital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário